Pular para o conteúdo
PrismCreativ // Como pensam os algoritmos?

Como pensam os algoritmos?

Algoritmo
— Conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.

Recentemente Adam Mosseri, um dos Chefes do Instagram falou sobre o atual algoritmo, o que era algo que muita gente queria saber faz tempo, mas quem não sabe o que é um algoritmo?

Um algoritmo é uma sequência de raciocínios lógicos, baseado em escolhas com um propósito final.
Eles existem aos milhares, são inseridos nos códigos dos sites, aplicativos, e tudo que possui codificação. Apesar de ser um termo popularizado hoje em dia, ele existe desde os primórdios da informática, e faz parte da lógica de programação.

Quando você pesquisa no Google “Fogão de 4 bocas”, e em seguida começam a aparecer diversos anúncios de fogão em todos os lugares que você visita, saiba que isso é um algoritmo muito bem pensado que existe nos códigos de anúncios, que visa te oferecer produtos similares aos que você digitou a respeito. Os anúncios dessas lojas vão aparecer para você em vários lugares, mostrando os produtos que você havia olhado, quase que te implorando para comprar.

Se você é um usuário ativo de redes sociais, já deve ter percebido que existem padrões de comportamento no conteúdo que é mostrado para você. Por exemplo:

  • Ao olhar muitos stories seguidos de um usuário no Instagram, esse mesmo usuário vai começar a aparecer como uma das primeiras opções para você quando ele postar stories novamente.
  • Se você clicar em uma hashtag ou usa-la (engajamento), conteúdos com a mesma hashtag vão aparecer com maior frequência para você.
  • Se você olhar uma página aleatória no Facebook e clicar nos conteúdos, futuramente o Facebook vai te mostrar conteúdos dessa página, mesmo que você não a tenha curtido ou seguido.
  • Instagram e Facebook sempre te mostram primeiro os usuários que você mais interage no feed (e não mostra usuários que você não interage, a ponto de fazer você esquece-los que existem).
  • As playlists personalizadas que o Spotify sugere, são criadas com base no estilo musical e bandas de outros usuários que escutam as mesmas músicas que você.

Esses são exemplos bem simples, o mundo de algoritmos é bem mais profundo que isso. Trabalhar com marketing online e digital implica em conhecer de maneira aprofundada sobre os algoritmos que vão impulsionar as vendas, ou mata-las se não utilizados da maneira correta. E como descobrimos os algoritmos que são usados?

Por que as redes sociais fazem tudo isso? Para que ela se torne agradável para o usuário, fazendo com que ele a consuma com maior frequência mostrando assuntos de seu interesse e relevância.

De começo manter redes sociais parece simples, mas sem conhecimento de algoritmos seu perfil não vai ter relevância no mercado digital. Executar de maneira inteligente o trabalho de Social Media faz diferença nas suas vendas e vai aumentar seu faturamento.

Quer saber como melhorar seu perfil digital? Entre em contato conosco que iremos ajudar.

Compartilhe: