O esforço em exibir um estilo de vida pelas redes sociais a modo de influenciar a opinião e aceitação do público de quem acompanha o influenciador deve ser analisado minuciosamente pela marca que deseja se afiliar, para que a marca crie um planejamento vantajoso a longo prazo.
Leia nosso artigo e entenda como incorporar essas pessoas famosas na internet nas suas campanhas.
Quem são os influenciadores?
Os “influencers” são pessoas que inspiram outras pessoas, utilizando suas publicações em redes sociais e atraindo milhares e até milhões de pessoas a seguirem suas vidas.
Todos os produtos que eles mostram que consomem, se tornam parte de seu lifestyle que os seguidores acompanham e se inspiram.
As plataformas podem variar (YouTube, TikTok, Instagram…) e para saber quantas pessoas de fato um influencer “afeta” ou que recebem todo seu conteúdo, consideramos sempre 10% (dez por cento) dos seguidores, analisando por cima, pois uma boa prática do mercado é que o próprio influencer tenha um mídia kit com seus números reais e relatórios pensados para “publis” para apresentar a marcas interessadas.
Como eles influenciam as pessoas.
Na maioria das vezes, um influencer é consequentemente um Criador de Conteúdo e é este o ponto que a marca deve explorar, nas possibilidades de incorporar seu produto no conteúdo que o influencer vai criar. Trabalhando em conjunto, a marca e o influencer podem criar conteúdos de valor que aparecerão nos feeds dos seguidores de ambas marcas e de quem mais o algoritmo achar relevante, além da possibilidade de impulsionar a publicação e ultrapassar as metas.
Os seguidores vão imita-los.
Usar os mesmos produtos e as mesmas marcas, estar nos mesmos lugares e tirar as mesmas fotos que um influenciador é um meio de autoafirmação dentro de determinadas bolhas sociais. É uma maneira de replicar o mesmo lifestyle de alguém que já possui validação da sociedade, como uma maneira de sentir “normal e incluído” em um mundo onde tantos detalhes irrelevantes acabam sendo hiper analisados a fim de manter o mercado aquecido.
Exibir no digital o que já existe no físico.
Grandes Influenciadores Digitais (os melhores) possuem um grande público e seguidores porque possuem uma vida profissional ou pessoal de interesse público e expõem nas redes sua vida quase como uma novela: com capítulos (planejamento estratégico), cenas pensadas (trends), expectativas (consistência na exposição), reviravoltas (ação fora da curva), apresentação de personagens (parceiros e colaboradores) e relacionamento (vida pessoal).
Ao selecionar um influencer para sua marca considere todos os aspectos:
Ao contratar um influenciador digital, é de bom tom considerar fatores como aparência, classe social, estilo de vida e valores para garantir uma parceria alinhada com o branding da marca. O influenciador deve ser atraente aos olhos do público-alvo. Além disso, entender a classe social dos seguidores do influenciador garante que a mensagem chegue ao público certo. O estilo de vida, estado civil e círculo social do influenciador também são relevantes para criar campanhas autênticas e conectadas com o cotidiano da audiência. Os valores pessoais e profissionais do influenciador, assim como suas metas de vida, devem estar em harmonia com os da marca para evitar conflitos de posicionamento. Analisar associações prévias com outras marcas e cuidar dos aspectos jurídicos são passos essenciais para uma escolha bem-sucedida.
Análise sincera: Essa pessoa traz benefícios para a sociedade?
Quando escolher um influencer para sua marca considere se o próprio influencer entende o poder da sua influência. Posicionamentos duvidosos ou de interpretação ambígua (vulgo em cima do muro), podem atrair um público igualmente problemático, que além de criar ruído na propaganda, podem associar sua marca a situações das quais seu negócio não terá beneficio nenhum ao se envolver.
Entenda que alguns influencers não se dedicam a ter tanta profundidade em seu conteúdo, outros vivem para expor suas opiniões e gerar discussões para engajar, e tem também os influencers possuem objetivos de vida que vão além das redes sociais e apenas utilizam as redes para divulgar suas contribuições para com a sociedade.
Sem persona não existe público-alvo
Para criar reconhecimento de marca criando parcerias estratégicas com influenciadores digitais deve-se observar o público do influencer: é seu público-alvo?
Toda marca profissional possui (ou deveria possuir) aquela personalidade que imagina ser o cliente ideal, que será o norte para atrair o público-alvo e servirá de direcionamento para todas as campanhas com objetivo de conversão e vendas. Ao selecionar os influencers que vão divulgar sua marca, eles precisam se assemelhar a sua persona ou que o público-alvo deles seja em comum com o seu.
Se interessou e quer saber mais sobre a dinâmica entre Influencers Digitais e Marcas e como associar de maneira segura para o público? Clique aqui e marque um atendimento.